Introduza o seu e-mail

Temos o rosto que merecemos

10/08/2019 | Madalena Gusmão - Caudalie

Coco Chanel dizia que “à medida que envelhecemos temos o rosto que merecemos”, frase que sempre me acompanhou ao longo do meu percurso na área da cosmética antienvelhecimento e que cada vez mais defendo com os resultados que vejo nas idades mais incríveis. Não há hoje em dia desculpa para argumentarmos que a idade ou o envelhecimento são responsáveis por esta ou aquela ruga com o leque de produtos cosméticos ultratecnológicos e todas as abordagens antienvelhecimento que temos à nossa volta.

Existem inúmeros cuidados simples na nossa rotina de beleza diária que nos podem ajudar a atenuar alguns sinais de envelhecimento, bem como prevenir outros que se acumulam. Se não acredita, siga as pequenas dicas tão simples que deixo a seguir e comprove o que transmito:

Antes do mais beba água, muita água! Vai ajudar a hidratar a pele e a libertar-se das toxinas que nada mais fazem do que favorecer o envelhecimento.

Um simples esfoliante de rosto, a “praticar” duas vezes por semana no banho com água tépida, ajudará a que uma pele mais hiperqueratósica (vulgo... todas as peles com sinais de envelhecimento) possa absorver mais facilmente os cuidados cosméticos que são aplicados na mesma. Isto já para não falar da limpeza diária da pele de manhã e à noite.

Depois há que não descurar os cuidados antienvelhecimento, tudo o que ajude a eliminar os famosos “radicais livres” responsáveis por grande parte do envelhecimento cutâneo. A utilização de um sérum no rosto, cuidado cosmético que apresenta normalmente uma textura ultrafluida, mais concentrado do que os cremes, atua mais eficaz e profundamente, produzindo resultados mais visíveis.

Se se tratar de uma gama antienvelhecimento, conseguimos ativar o funcionamento dos fibroblastos para que estes produzam as fibras da juventude cutânea, colagénio e elastina, conseguindo aportar firmeza e uma ação antirrugas a peles com sinais de envelhecimento. Há ingredientes-chave nesta área como o resveratrol (desde que estabilizado, bastante reconhecido nesta área pela Universidade de Harvard), vitamina C, retinol e ácido hialurónico fragmentado.

Não descuremos o cuidado de contorno dos olhos (pois esta é uma zona cerca de cinco vezes mais fina do que a do rosto) um cuidado essencial para um olhar rejuvenescido. É importante selecionar um que tenha sobretudo uma ação antipapos e antiolheiras combinada com uma ação antienvelhecimento. Sempre a aplicar antes de qualquer cuidado de rosto na zona do contorno dos olhos e lábios. Fazem milagres!

A aplicação de um creme de noite antienvelhecimento adaptado à sua pele todas as noites favorece a regeneração celular, e enquanto dormimos a nossa pele ativamente elimina as toxinas. Com a ajuda do creme acordamos com um aspeto renovado.

De dia, não há como o protetor solar após o cuidado de dia, pois o sol é o responsável pelos sinais de envelhecimento.

A sua idade é o que menos pesa nas suas rugas. Por isso reforço: aos 20 anos temos a pele que herdamos, mas aos 50 temos a pele que merecemos. Não deixe passar mais tempo... pois vai acrescentar vida aos seus anos e sentir-se mais jovem também!