Introduza o seu e-mail

O melhor dos festivais é… para todos

10/07/2019 | Maria João Matos SCML

Dentro da sua missão, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem vindo a reforçar o seu papel na sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na área da cultura, procurando posicionar-se no apoio ao talento nacional e proporcionar uma cultura acessível para todos. Desde 2013 que a Misericórdia de Lisboa se associa a eventos ligados ao universo da música, com o objetivo claro de chegar a públicos mais jovens e de reforçar a notoriedade da instituição no quadro do novo posicionamento de modernidade e de proximidade com a comunidade.

Por uma sociedade mais coesa e mais justa, a Santa Casa procura, através de iniciativas culturais, ser também um agente da mudança na estimulação da solidariedade e da consciência da importância da inclusão das pessoas com deficiência e incapacidade, tendo como objetivo garantir os direitos individuais e uma plena integração social de todos.

E foi essa a razão fundamental para a Santa Casa ter focado os seus apoios culturais no desenvolvimento das condições necessárias de acessibilidade e de plataformas de mobilidade reduzida, criando em todos os recintos sinalética e acessos adequados, seja em festivais de verão ou noutros espetáculos onde esteja presente. Enquanto serviço público, a Santa Casa garante às pessoas com mobilidade reduzida soluções de acesso à experiência global dos festivais de música, contribuindo para que “O Melhor do Festival Toque a Todos”.

Esta aposta na melhoria das áreas da mobilidade reduzida permitiu, nos últimos anos, dotar os festivais de acessibilidades mais modernas, assim como disponibilizar novos espaços nos recintos onde estes ainda não existiam ou eram deficitários. E tem permitido ainda dar a conhecer as nossas “Boas Causas” a todos os festivaleiros, convidando-os a valorizar o tema da acessibilidade e da inclusão.

Com esta estratégia, a Misericórdia de Lisboa tem conseguido garantir cada vez mais espetáculos acessíveis e inclusivos, atingindo todos os públicos que frequentam estes eventos musicais. Procurando beneficiar a população apoiada pela instituição, em particular os mais jovens e os mais idosos, a Santa Casa tem proporcionado experiências únicas e inesquecíveis aos seus utentes que, ano após ano, participam nestes eventos, sentindo-se, eles também, incluídos nos principais festivais de música do país onde a sua Casa tem marcado presença.