Introduza o seu e-mail

10 Benefícios das caminhadas

30/08/2019 |

Não é por acaso que cada vez mais pessoas resolvem fazer caminhadas. É o exercício mais fácil de praticar, não exige habilidade nem tem custos envolvidos. Pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar e é a atividade mais indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente. Preparado para envelhecer de forma ativa depois de conhecer mais benefícios das caminhadas?

 

  1. Melhora a circulação

Sabia que uma caminhada durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a sua pressão arterial durante as 24 horas seguintes? É verdade! As caminhadas aumentam o fluxo de sangue, expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão. Além disso, obrigam as válvulas do coração a trabalhar mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo. Deste modo, um dos benefícios em fazer caminhadas é o de controlar a hipertensão arterial e diminuir o risco de varizes.

 

  1. Estimula os pulmões

Como as caminhadas estimulam os pulmões, acabam por melhorar substancialmente a sua respiração, já que oxigenam as células do corpo. Assim, costumam ser aconselhadas na prevenção de algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite, o que o vai ajudar a envelhecer de forma ativa.

 

  1. Combate a osteoporose

O movimento de andar tem um efeito benéfico para os seus ossos, ou seja, a compressão da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos nos ossos, deixando-os mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

 

  1. Protege contra derrames e enfartes

Mais benefícios das caminhadas? Este é também um exercício de prevenção contra derrames e enfartes porque os vasos ficam mais elásticos e propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam e, claro, auxilia-o a envelhecer de forma ativa.

 

  1. Melhora a diabetes

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. A insulina, a substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática de uma caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas graças à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

 

  1. Emagrece

Seguramente que já conhece um dos maiores benefícios das caminhadas: emagrecem ou, pelo menos, ajudam a manter o peso ideal. De facto, caminhar é um exercício cardiovascular que tem a vantagem de reduzir substancialmente, após o esforço físico, a probabilidade de querer comer algo calórico. E a boa notícia é que, mesmo horas depois do exercício, continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

 

  1. Evita a depressão

Durante a caminhada o seu corpo liberta uma quantidade maior de endorfina, o hormônio produzido pela hipófise responsável pela sensação de alegria e relaxamento, a que também se chama hormona da felicidade. Isso faz com que quanto mais andar, mais bem-disposto fique! Um dos benefícios das caminhadas a levar em linha de conta, não é verdade?

 

  1. Aumenta a sensação de bem-estar

Mesmo que seja só por alguns minutos, uma caminhada em zonas verdes, como parques e jardins, pode ajudar a envelhecer de forma ativa e melhorar significativamente a sua sensação de bem-estar, humor e autoestima.

 

  1. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para o seu cérebro, pois aumenta a coordenação e reduz o risco de problemas de memória e de atenção. Um excelente exercício na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer. E um dos principais benefícios das caminhadas para quem deseja envelhecer de forma ativa!

 

  1. Ajuda a dormir melhor

Se sofre de insónias, ponha-se a andar! A caminhada faz com que o seu corpo produza várias substâncias estimulantes, como a adrenalina, deixando-o mais ativo nos momentos a seguir à prática de exercício, mas assegurando que à hora de deitar consegue realmente relaxar e dormir melhor.